Como lidar com as perguntas da família sobre seu casamento

Preparem-se, noivinhas e noivinhos! Natal está chegando e com ele vem aquela enxurrada de perguntas sobre emprego, namorados, casamento… O tio do pavê sai de casa já preparado com aquelas piadinhas que se repetem todo ano, a tia vai perguntar como vão os namoradinhos e, se você estiver noiva, vão fazer um inquérito sobre o casamento. Se você estiver no meio do planejamento do casamento então, respire fundo porque você vai ter que se preparar para lidar com isso.

“E o vestido, já comprou?”, “Olha, falta pouco, ein?”, “Nossa, como você consegue ficar tão tranquila?”, “Ihhh, tá nervosa…” “Cuidado, ein, tem que se boazinha pra ele não fugir”. Chego a sentir calafrios só de lembrar desse tipo de comentário e pergunta. Mas viemos aqui ajudar vocês não só a resolverem a questão de onde vão passar o Natal, mas também a lidar com essas perguntas com classe e até mesmo não responder se vocês nao quiserem. Cabeça erguida, sorriso falso no rosto e preparem a estratégia!

1. Seja amável: Olha, é bem provável que aquela sua tia que adora cozinhar queira ajudar e talvez ofereça fazer biscoitos para você dar de lembrancinha no casório… Ou então aquele seu tio que adora música vai resolver se oferecer como DJ pra vocês economizarem uma graninha. Você pode até aceitar a ajuda, mas tem todo direito de não querer. A dica aqui é, caso vocês neguem, sejam amáveis. Por mais chato que possa ser lidar com essas coisas, eles só querem ajudar. Seja sensível, respire fundo e agradeça. E deixe claro a eles que se vocês precisarem de ajuda, irão pedir!

2. Use a sua melhor cara de paisagem: Isso é um verdadeiro desafio. Sabe aquele sorriso meio falso que resolve problemas? É ele que você vai ter que usar. A mesa do jantar de Natal pode se converter facilmente em uma delegacia de inquéritos casamentícios, mas é importante saber que é sobre o SEU casamento que eles estarão falando. Planejar o casório não é nada fácil, mas quanto mais positiva, calma e otimista você for, melhor. Quando começarem a perguntar, sorria e responda superficialmente só o que eles querem realmente saber. Aproveite esse momento para contar as novidades, isso irá satisfazer a curiosidade de todo mundo.

3. Não diga algo de que você vai se arrepender: Se aparece uma pergunta capciosa, que ultrapasse o limite do bom senso, respire fundo, faça uma pausa, conte até dez antes de responder algo grosseiro. A gente sabe o quanto é difícil agir assim quando estamos sob estresse intenso, mas ter que lidar com desentendimentos será ainda pior do que apenas se controlar um pouquinho. Não tem problemas dizer para quem perguntou que você não se sente à vontade falando disso, que essa pergunta não foi legal. Ou então arrume uma coisa bem divertida e mude de assunto rapidamente!

jantar-de-familia-natal-ceub

4. Você não tem que compartilhar todos os detalhes: Se vocês estão planejando algo surpresa ou se vocês simplesmente não querem compartilhar tudo, vocês não precisam! Sorria e deixe as pessoas curiosas dizendo que terão que esperar para ver. Ou então explique que você está mantendo o seu planejamento em sigilo porque quer surpreender os convidados no dia do casório. Não se sinta forçada a compartilhar algo que você não quer compartilhar. Esse momento é de vocês, desviem o foco e não contem!

5. Não tem problema não saber a resposta: Se a metralhadora de perguntas estiver apontada para vocês e vocês não souberem o que responder, simplesmente digam isso. Não inventem respostas mirabolantes, nem se sintam obrigados a ter uma resposta pronta para tudo. Caso algo não tenha sido ainda resolvido, diga que ainda não resolveu, que vocês não sabem, que ainda vão decidir. Não há o menor problema em agir assim. Basta portar aquele sorrisinho que falamos antes e responder com calma.

6. Lembre-se de que sua família quer o seu melhor: Tenha em mente que não importa o quão intrometidos eles possam parecer, todas aquelas perguntas foram feitas por eles se preocuparem com vocês. Cada momento desses tem amor e cuidado envolvidos, por mais que não pareça. Sua família e seus amigos querem participar desse momento tão importante da sua vida porque te amam. Se você pensar assim, será muito mais fácil de lidar com tudo! Lembre-se de que há várias maneiras de fazer com que eles se sintam incluídos!

 

Via Lover.ly.

 

Mais sobre comportamento:

8 coisas que nenhum convidado deveria fazer

Como lidar com a ansiedade e a vontade de comer doces

13 comentários que todo recém-casado já está cansado de escutar

Estela Rosa

Estela Rosa Autor

Estela é noiva para sempre mesmo depois de ter casado com o Rafael. Ela é uma aquariana engraçada, justiceira e irônica que, além do Rafa, tem os gatos em seu coração. Como toda boa noiva, é indecisa pra chuchu, mas no final consegue decidir tudo direitinho. Observadora e curiosa, a Estela fuça a internet como ninguém atrás de referências fantásticas e consegue resolver qualquer pauta que lançamos para ela! Passional até o último fio de cabelo, a moça tatuada que ama jardinagem e quebra-cabeças usa sua tagarelice super extrovertida para atuar como uma “match maker” profissional, juntando pares perfeitos pelo mundo afora.