Tudo sobre Macarons, a elegância em forma de doce

Acho que todo mundo que entra no universo dos casamentos sabe o que é bem-casado, não é? Mas há outro doce, um bem delicioso, que também vem conquistando as noivinhas ao redor do mundo e principalmente aqui no Brasil. A delícia da qual estou falando é o macaron! Famoso na França, o macaron ganhou destaque por ser um doce fino, gostoso e pode ser feito na cor que a noivinha desejar. Basta escolher a cor e o recheio e pronto, lá está seu doce tão lindo que nem precisa de embalagem.

macaron-texto-2

Mas você sabe de onde ele surgiu? Quer saber mais sobre a história? Vamos lá:

A origem do macaron possivelmente não é francesa. Segundo o France.fr, site oficial da França, apesar da criação do macaron que conhecemos hoje em dia ser atribuída a pasteleiros franceses, há fortes indícios de que ele foi trazido por italianos ou árabes para a França no século XVI. Ao chegar neste país, sofreu várias mudanças para se adaptar ao exigente paladar francês e foi variando de acordo com as regiões. Por fim, assumiu esse formato que é super famoso hoje em dia, feito com clara de ovo, açúcar e amêndoas.

macaron-texto-3

Reza a lenda que a rainha Catarina di Médici se mudou para a França para se casar e exigiu que a corte francesa tivesse um cozinheiro que soubesse fazer o “Doce da Rainha”, como era conhecido o macaron. Mas ele ainda não levava recheio, era apenas um biscoito de amêndoa e sua receita era ultrassecreta! Já na Revolução Francesa, por volta de 1789, após a queda da nobreza francesa, a receita passou para as mãos das famosas carmelitas da cidade de Nancy que passaram a fabricar macarons para vender. Agora você já pode agradecer a elas por esse doce existir nas nossas vidas! Porém foi apenas no início do século XX que o macaron passou a ter seu recheio. Pierre Desfontaines, fundador da Pâtisserie Ladurée, teve a incrível ideia de juntar os biscoitinhos de amêndoas através de um recheio cremoso! Pronto, virou essa perfeição que desmancha na boca.

macaron-texto-4

Atualmente, o macaron é considerado o grande trunfo da culinária de doces na França. Acreditem: há chefs franceses que se consideram eternos rivais ao cozinhar macarons! Imagina viver num lugar desses, gente, onde grandes chefs disputam qual é o melhor macaron. Olha, se quisessem me chamar para ser a julgadora juro que não me incomodaria! E mais do que apenas serem rivais, os chefs se desafiam a criar novos sabores e recheios para esse doce delícia. E, é claro, gostoso desse jeito, acabou atravessando fronteiras e invadindo diversos países. Um deles é o nosso Brasil querido, alô alô graças a Deus! Kkkkkkkk

macaron-texto-1

Como falamos aí em cima, o macaron foi para a França junto à Catarina di Médici e desde então está presente em grandes comemorações como casamentos, noivados, aniversários, bodas… Já nasceu como um doce clássico para casamentos! Hoje em dia, ele é feito nos mais diversos sabores como morango, framboesa, chocolate, pistache, creme, e nas mais variadas cores. Além disso, a forma como eles são apresentados nas festas também varia muito! A doceria é tão criativa que até mesmo bolos decorados com macarons já são feitos por aí. Ah, sem contar as lembrancinhas com macarons aliados aos bem-casados!

Agora chega mais para ver essa galeria linda com várias ideias arrasadoras para o seu casório regado a macaron!

Estela Rosa

Estela Rosa Autor

Estela é noiva para sempre mesmo depois de ter casado com o Rafael. Ela é uma aquariana engraçada, justiceira e irônica que, além do Rafa, tem os gatos em seu coração. Como toda boa noiva, é indecisa pra chuchu, mas no final consegue decidir tudo direitinho. Observadora e curiosa, a Estela fuça a internet como ninguém atrás de referências fantásticas e consegue resolver qualquer pauta que lançamos para ela! Passional até o último fio de cabelo, a moça tatuada que ama jardinagem e quebra-cabeças usa sua tagarelice super extrovertida para atuar como uma “match maker” profissional, juntando pares perfeitos pelo mundo afora.