Mitos sobre planejamento de casamento que você não deve acreditar

Se vocês estão planejando seu casamento, há grandes chances de estarem um pouco sobrecarregado com todas as coisas que vocês têm ou não que fazer. São muitas as preocupações: gastar rios de dinheiro ou ter uma lista de convidados mais enxuta? Fazer jantar ou comidas mais simples? Será que somos obrigados a seguir tradições religiosas? Agora é hora de colocar seus medos de lado e conferir essa lista que vai te tranquilizar bastante sobre coisas que dizem que vocês PRECISAM fazer, mas que, na verdade, nem são tão obrigatórias assim.

 

1. Noivas têm que usar branco.

Usar branco no vestido de noiva é algo super tradicional, mas tá longe de ser uma obrigação. Não é como se a polícia dos casamentos fosse vir te prender porque você resolveu usar creme, rosa, azul ou qualquer outra cor. Hoje em dia, muitos designers de vestido reconhecem o fato de que as noivas querem algo diferente do branco ou do marfim, querem outras opções de cores. E isso significa que você pode encontrar um vestido de noiva que é da cor e do modelo que você quer.

13-mitos-planejamento-casamento (3)

Se você é uma noiva ousada, pode até mesmo apostar em vermelho ou azul-marinho. Se você quer mais glamour, pode optar por tons de dourado, coisas mais brilhantes. O importante é optar por algo que você se sinta linda e super satisfeita. Se quiser inspirações, você pode conferir aqui alguns estilos de vestidos.

 

2. DIY nem sempre é a opção mais barata

E dizemos isso com dor no coração, mas é preciso admitir que nem sempre fazer tudo à mão vai ser a saída mais barata, principalmente pensando que tempo é dinheiro. Já falamos por aqui sobre estar realmente dispostos a fazer tudo à mão, se você não estiver nessa onda, não se force só porque é moda. Quando vemos as inspirações no Pinterest, parece ser a melhor opção, porque é personalizado e parece ser muito mais barato do que comprar pronto ou contratar um profissional. No entanto, isto não é necessariamente verdade.

13-mitos-planejamento-casamento (2)

Com certeza já aconteceu com você de ter planos de fazer algo você mesma e não rolar ou então tentar fazer algo porque achou pronto e era caro e no fim das contas descobrir que ficou mais caro fazer à mão do que comprar quando você viu pronto. Se você não é uma mestre do DIY, pense em contratar fornecedores que façam lembrancinhas e decorações personalizadas, como estes aqui. Se você é fãzona e está disposta de verdade, se joga que vai ficar tudo lindo! O importante é ter consciência de que não é fácil, mas é super prazeroso.

 

Quer fornecedores especialistas em lembrancinhas DIY? Tem aqui!

 

3. Você não precisa convidar alguém só porque foi convidada para um casamento

Você foi convidado para o casamento do filho de seu colega de trabalho e você sentiu na hora que precisaria de retribuir o favor. Isso é mito, gente! Seu casamento é um dia especial para celebrar o amor que você e seu noivo compartilham. Isso significa que você tem que convidar quem ama, quem compartilha esse sentimento com vocês e não meros conhecidos só por obrigação.

13-mitos-planejamento-casamento (5)

Obviamente, você não vai poder decidir sua lista de convidados inteira pensando em quem você quer lá ou não, alguns membros da família com quem você nem tem muito contato podem estar por lá por uma questão familiar, mas conhecidos de trabalho, amigos da academia, não são prioridade se a sua lista não puder ser grande. Então já sabe: vocês não são obrigados a dar convites em reciprocidade, viu? Apenas convide as pessoas que você realmente deseja convidar!

 

4. Você não deve escolher o primeiro vestido, local, etc. que você encontrar.

Vocês encontraram o vestido perfeito, ou o lugar perfeito, ou o mais delicioso buffet de todos. Mas há um problema: É a primeira opção que vocês olharam. E as outras opções? Será que elas não são melhores? Não acha melhor olhar um pouquinho mais antes de contratar? Essas são perguntas que sempre ouvimos e que ficam na cabeça. Na verdade é um mito isso de que você deve olhar mil coisas antes, pra conseguir o melhor produto pelo melhor preço. A grande maioria das vezes, não funciona assim. Por exemplo, se o primeiro vestido que você experimentou te deixou louca de felicidade e você sabe que este é o vestido certo, então compre logo!

13-mitos-planejamento-casamento (1)

Quando você está planejando o seu grande dia e a felicidade brota, o estômago fica cheio de borboletas, seja sobre o vestido ou sobre o local ou até mesmo o buffet, escute seu coração! Não se sinta na obrigação de ignorar seus desejos só porque você ainda não pesquisou tudo. Aliás, depois de se apaixonar por uma coisa, as chances de você olhar tudo e não achar nada igual são bem altas, viu? Confie no seu coração!

 

Mas se quer saber sobre preços, você pode pesquisar aqui.

 

5. É impossível encontrar um vestido de noiva com preço justo

Graças às várias feiras de noivas, onde você vê preços exorbitantes de vestidos, parece que você vai ter que vender um rim pra ter o vestido dos seus sonhos, né? Mas calma, respira, isso não é verdade! Claro que existem vestidos caros, de fato os tecidos não são baratos e são bem trabalhosos de fazer, mas você consegue encontrar verdadeiras obras-primas que se encaixem direitinho no seu orçamento. Aliás, você pode começar procurando aqui.

Vestido da Empório Lulu, que você encontra no nosso Guia

Vestido da Empório Lulu, que você encontra no nosso Guia

A chave para conseguir isso é ser completamente honesto consigo mesma sobre quanto dinheiro você vai ou quer ou pode gastar. Não quer gastar mais que mil reais? Então coloque isso na cabeça e seja um pouco flexível com esse valor. Converse com estilistas, com vendedores de lojas de aluguel e seja firme com eles. Além disso, você também pode buscar vestidos de segunda mão, isso não tem nada demais, sabia? Você também pode dedicar um tempo às feiras de noivas.

 

Você pode encontrar seu vestido perfeito aqui!

 

6. Você não deve contratar uma cerimonialista

É um verdadeiro erro pensar que o serviço de cerimonial é algo dispensável. Se você pensa assim, é porque não conhece a fundo o serviço que eles oferecem. Costumo dizer que as cerimonialistas são a paz que a noiva precisa, elas resolvem tudo antes mesmo de você saber que algo estava acontecendo. Se você está com o orçamento apertado e não pode contratar esse serviço, tudo bem, foque em pedir ajuda aos amigos no dia do casamento, pelo menos. Mas, se você tem uma graninha sobrando, cogite mesmo contratar alguém. Aliás, você pode encontrar aqui serviços de cerimonial.

fornecedores-casamento

Uma cerimonialista vai cuidar da logística de tudo e pode te ajudar naqueles momentos de dúvida a descobrir exatamente o que você quer. Este é o trabalho que uma cerimonialista faz. Eles sabem todos os macetes para o dia do casamento, os possíveis problemas, estão acostumados a lidar com isso e resolvem tudo como em um passe de mágica. Contratar um serviço de cerimonial pode te aliviar de muito estresse.

 

Conheça alguns serviços de cerimonial aqui.

 

7. Você pode resolver tudo contando apenas com os seus amigos

A gente sabe que existe essa possibilidade e que sim, pode dar certo, mas é importante saber que você não pode contar com a boa vontade e a disposição das pessoas. Mesmo que você tenha um amigo fotógrafo ótimo, é importante lidar com ele como profissional e não como amigo. Sem contar que quando pedimos aos amigos para realizarem serviços no dia do casamento, eles acabam perdendo a festa, a cerimônia, porque estão preocupados com o trabalho. Ajuda antes da cerimônia é super bem vinda, mas durante pode te trazer muita dor de cabeça.

 

Mudou de ideia? Encontre o fornecedor que falta aqui.

 

8. Jantares são caros

Você queria fazer um jantar de casamento, mas tá achando que vai ser caríssimo e que a comida nem será tão boa assim? Não é bem assim! Encontre um buffet gostoso e converse sobre isso com o fornecedor. Diga que você queria um jantar, mas que seu orçamento não é dos maiores.

13-mitos-planejamento-casamento (4)

Ao invés de ter cinco pratos diferentes, foque em dois tipos ou com itens que podem ser combinados juntos. Que tal fazer uma massa ao invés de um risoto? E se você servir caldo? Podem ser várias opções. O lance é conversar e buscar alternativas bacanas que te satisfaçam e não acabem com toda a sua grana!

 

Encontre buffets aqui!

 

9. Você tem que fazer tudo sozinha, ou seja, seu noivo não vai te ajudar

Mentira mais mentirosa que essa não há! Estamos em pleno 2016, né, meninas, já deu pra parar com essa coisa de que casamento é coisa de mulher. Não, casamento é coisa de casal, é coisa de muito amor e muito companheirismo. Você e seu noivo estão entrando em uma parceria ao se casar, então nada mais do que justo do que ele te ajudar a decidir e planejar o grande dia.

noivo-carregando-noiva

O segredo para dar certo é conversa e muita comunicação. Fale tudo abertamente. Se acha que ele não está levando as coisas muito a sério, peça mais atenção, converse, diga o quanto é importante para vocês dois construírem isso juntos. Planejar o casamento é um esforço em conjuntos!

 

10. O DJ só vai tocar músicas que você e seus convidados não gostam

Este mito de que se você contratar um DJ, você corre o risco de ouvir músicas tipo sertanejo ou músicas antigas a la YMCA é mentira. Um bom DJ vai conversar com você sobre as músicas que vocês gostam, sobre o estilo de som que querem ouvir. Se você é fã de sertanejo, ele vai se empenhar em tocar sertanejo. Se você não é, ele vai evitar, sem dúvida. É importante conversar com o DJ e deixar claro as coisas que devem ou não tocar.

13-mitos-planejamento-casamento (6)

 

11. Contratar uma banda pode gerar muitas pausas e acabar com o clima da festa

Seguindo a mesma linha dos mitos sobre o DJ, muitas pessoas acham que uma banda não é uma boa porque você vai ter pausas longas. Nada disso, entre os momentos de pausa da banda, vocês podem colocar músicas para tocar, assim não quebram o clima. Sem contar que a música ao vivo cria um clima acolhedor e delicioso. Se for uma banda animada então, fica todo mundo super feliz curtindo o baile!

 

12. O buquê deve seguir modelos tradicionais

Assim como falamos sobre o vestido ser branco, é um enorme mito isso de que o buquê tem que ser tradicional, feito de flores de verdade, redondinho etc. Existem centenas de tipos de buquês, um mais lindo que o outro, e feitos dos mais variados materiais.
Existem buquês que duram pra sempre, por exemplo, como os de papel, flores artificiais ou joias. Existem buquês com flores miúdas, buquês só de folhagem. São várias as opções e você deve buscar algo que se encaixe no seu sonho. Que tal começar a procurar agora mesmo?

Buquê da papel Nilce 1001, que está em nosso Guia

Buquê da papel Nilce 1001, que está em nosso Guia

 

Veja vários tipos de buquê aqui!

 

13. Você “deve” seguir todas as tradições

Esse é o mito final: você precisa desmascarar todos os mitos. O seu casamento é, na verdade, o seu sonho junto ao seu amor, então ele deve ser exatamente do jeito que vocês imaginaram e não algo para cumprir um papel. Se você não quer seguir alguma tradição, não siga. O importante é seguir o seu coração!

Via Wedding Shoppe.